Juros – Receita ou Despesa ?
Quando acontece a intermediação financeira o superavitário tem a chance de aplicar suas economias em troca de uma taxa de atratividade, e seus recursos serão disponibilizados para os deficitários.
Os intermediários financeiros buscam a captação dos recursos dos superavitários através da oferta de uma remuneração ou taxa de atratividade, conhecida como juros, que faz com que o superavitário deixe a disposição da instituição bancária o seu recurso por um prazo preestabelecido e uma taxa já predeterminada. Com o direito de uso do recurso agora deixado a sua disposição, as instituições bancárias oferecem estes valores aos deficitários mediante a uma remuneração ou taxa de atratividade, aqui também conhecida como juros.
Como assim, juros para quem é aplicador e juros para quem é tomador? Sim isso mesmo, os juros para quem aplica tem um conceito de receita, já os juros para quem paga, o conceito é de despesa. Logicamente que as instituições bancárias que fazem esta intermediação financeira, são as que vão dar as taxas dos juros, tanto para os aplicadores, como para os tomadores.
Moacir Cancian Junior